domingo, 11 de novembro de 2012

NO TIME TO CRY

Homem Não Chora


Sim, todo garoto já ouviu essa frase algum dia. Eu também.
E todo mundo já viu ou ouviu alguma crítica a ela.

Não é preciso ir muito longe, digite a frase no Google ou qualquer ferramenta de busca virtual famosa e o que não vai faltar serão resultados criticando a afirmação.

Chorar faz bem ao coração, a alma, a vida, a tudo, dizem eles.

Nesse sentido também cabe destacar a famosa canção do grande músico e compositor Frejat. Da qual, particularmente, gosto da seguinte passagem: “Lágrimas são água, caem do meu queixo e secam sem tocar o chão”.
Atualmente estou passando pela pior fase da minha vida. E ao escutar essa musica faço essa reflexão.
Homem chora?
Mulheres não possuem qualquer problema com isso. Choram o tempo todo por qualquer bobagem. Já nós, homens, damos valor ao choro, o que acaba por se tornar mais uma arma nas mãos delas para nos dobrar e, ironicamente, uma de nossas maiores fraquezas no campo emocional.
O choro do homem vem do fundo do coração.

Essa é a essência da frase. Não se trata apenas do ato de verter água dos olhos. Mas sim do significado que isso traz quando um homem o faz!

Homem ao chorar, não apenas derrama lagrima dos olhos, ele expõe seus mais íntimos sentimentos.
Poucos homens têm a capacidade de “fingir” o choro. Mulheres o fazem o tempo todo.
Pois bem, ocorre que nesse instante, ironicamente, depois de ouvir a citada canção de Frejat, cheguei a essa amarga conclusão:

Por mais absurda, intransigente, medieval ou machista que ela possa parecer, ela é verdadeira... Infelizmente, homem não chora, ele expõe sua alma, seu coração, seus mais íntimos medos e aflições.
Se nós, homens, chorássemos o tempo todo como fazem as mulheres, não haveria problema. Porém, por uma questão natural (fomos feitos para a caça e para a guerra), não somos assim.


E por não sermos assim, ao chorarmos, nós abaixamos nossa guarda emocional, expomos os maiores segredos da nossa alma, dizemos a amarga verdade indiretamente, mesmo sem querer. Quando a mulher vê o homem chorando, ela sabe que ele o ama e fará mundos e fundos por ela. E aí a coisa fica complicada.
Chore na frente do seu pior inimigo. Mas, JAMAIS chore na frente da sua mulher amada.

Por mais que elas neguem, mesmo inconscientemente, elas também sabem que homem não chora.
Agora vejo que meu pai, foi realmente um grande homem, pois mesmo com tão pouco tempo para me dar os conselhos certos que um pai deve dar ao seu filho, ele não se esqueceu de um dos mais importantes:
“Levanta daí! Enxuga essas lagrimas! HOMEM NÃO CHORA!”

Ao que vinha frequentemente acompanhado de: “Seja homem!”

E ao lembrar-me disto (e do fato de que nunca o vi chorando), das suas palavras, é inevitável não vir àquela sensação de olhos lacrimejantes e aperto na garganta. Mas agora eu sei pai, não irei mais chorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário