domingo, 11 de novembro de 2012

Levando a culpa mesmo estando certo

Por Rant Casey,

Noto algo que acontece muito no dia a dia, e também em cartas para o site RM, que é o caso de homens que chamam atenção da mulher por um mal comportamento dela e acabam ao final pedindo desculpas por isso.

Dando um exemplo:

- Joana desmarca um encontro em cima da hora.
- Marcos, seu namorado, se aborrece e vai tirar satisfações com Joana da razão de cancelar os planos em cima da hora com tudo já preparado. Joana então se mostra irritada com -Marcelo pela cobrança, e fica dois dias sem dar sinal de vida. Preocupado, Marcos telefona para Joana, e como ela ainda está fria com ele, ele pede desculpas.

Parece idiota, mas isso acontece o tempo inteiro.

Por carência, imediatismo, apego sexual, ou desejo de acabar logo de vez com a briga para retornar às boas brisas na relação, muitos homens apressam-se em pedir desculpas por terem cobrado um comportamento de sua namorada/esposa.

Às vezes não, mas às vezes antevendo essa reação, a própria mulher se faz de indignada por ter sido cobrada, e esfria ou se rebela com o parceiro por causa da cobrança, e então aguarda pacientemente até que ele se desculpe.

Como isso funciona!

O homem tende a ver-se como sexo mais racional, mas costuma ser mais passional: reage a tudo muito abruptamente – se tem medo, borra-se rápido; se irrita-se, explode de uma vez só; se sente-se acuado na relação, corre com a maior pressa para se assegurar de que tudo fique bem logo.

A mulher, mais paciente e controlada nas suas emoções, estrategicamente espera um pouco, até que o homem se arrependa de ter reclamado de seu comportamento, e tomado pelo medo da perda, assuma para si uma culpa inexistente por ter cobrado ela.

O amor é uma guerra, e numa guerra, perder terreno moral para o outro é um erro seríssimo que os homens são mais propensos a cometer do que as mulheres.

Mas como isso acontece?

De duas formas:

A primeira, é quando o homem faz uma demanda justa – por exemplo, que sua namorada pare de tomar condutas suspeitas – e então ela reage enchendo-se de indignação (teatral) e ele, depois de pouco tempo, temendo represálias da parte dela por ter sido cobrada, toma a indignação dela como
justa e desculpa-se.

Esse homem foi traído pela sua insegurança: em realidade, se ele fez uma cobrança razável, e se o fez de forma razoável, então ele não cometeu erro algum. Ela fez parecer – por mostrar-se aborrecida – que ele cometeu um erro, e ele então... hasteia bandeira branca e rende-se: e desse modo, sempre que ela estiver chateada, ela o fará crer que ela está certa.

Não existe outro remédio para esse homem exceto ser firme. Se você está certo, e expôs isso da forma certa (sem exageros mas sem vacilar), então não importa o quanto ela se mostre indignada, não volte atrás.

Mas tem uma segunda forma do homem se sabotar neste tipo de situação:

Imagine que no exemplo de Marcos e Joana, Marcos fica tão enfurecido que vai até a casa de Joana, e lhe grita insultos na casa de seus pais, e sai batendo a porta atrás de si. Nesse caso, Marcos até está certo em ficar exasperado com o comportamento de sua namorada Joana, mas agiu de forma tão destemperada, que caso queira prosseguir a relação, não terá escolha a não ser desculpar-se (inclusive com os pais da namorada).

Veja bem: Marcos estava certo; até o momento em que reagiu de forma tão exacerbada, que passou a estar errado, e acabou tendo que desculpar-se mesmo tendo inicialmente razão; exceto isso só lhe restaria terminar a relação caso acha que seu orgulho vale mais do que o namoro em questão
(decisão pessoal essa).

Existem dois mandamentos para não levar a culpa mesmo estando certo:

1) Seja razoável: por mais aborrecido que esteja, exponha seu problema sem perder o controle;

2) Tendo seguido o primeiro mandamento, o segundo é: seja firme. Não volte atrás na sua cobrança, e não aceite menos do que desculpas sinceras e mudança de conduta.

Afinal de contas, do que adianta se apressar em deixar tudo às boas? Se sua parceira é incapaz de admitir um erro e corrigir seu comportamento, a relação vai de mal a pior mesmo – é apenas uma questão de tempo até se criar uma situação onde ela faz o que quer, e a você assume a culpa por isso.

Cabe a você saber se quer estar numa relação assim, e tomar as providências.
NO TIME TO CRY

Homem Não Chora


Sim, todo garoto já ouviu essa frase algum dia. Eu também.
E todo mundo já viu ou ouviu alguma crítica a ela.

Não é preciso ir muito longe, digite a frase no Google ou qualquer ferramenta de busca virtual famosa e o que não vai faltar serão resultados criticando a afirmação.

Chorar faz bem ao coração, a alma, a vida, a tudo, dizem eles.

Nesse sentido também cabe destacar a famosa canção do grande músico e compositor Frejat. Da qual, particularmente, gosto da seguinte passagem: “Lágrimas são água, caem do meu queixo e secam sem tocar o chão”.
Atualmente estou passando pela pior fase da minha vida. E ao escutar essa musica faço essa reflexão.
Homem chora?
Mulheres não possuem qualquer problema com isso. Choram o tempo todo por qualquer bobagem. Já nós, homens, damos valor ao choro, o que acaba por se tornar mais uma arma nas mãos delas para nos dobrar e, ironicamente, uma de nossas maiores fraquezas no campo emocional.
O choro do homem vem do fundo do coração.

Essa é a essência da frase. Não se trata apenas do ato de verter água dos olhos. Mas sim do significado que isso traz quando um homem o faz!

Homem ao chorar, não apenas derrama lagrima dos olhos, ele expõe seus mais íntimos sentimentos.
Poucos homens têm a capacidade de “fingir” o choro. Mulheres o fazem o tempo todo.
Pois bem, ocorre que nesse instante, ironicamente, depois de ouvir a citada canção de Frejat, cheguei a essa amarga conclusão:

Por mais absurda, intransigente, medieval ou machista que ela possa parecer, ela é verdadeira... Infelizmente, homem não chora, ele expõe sua alma, seu coração, seus mais íntimos medos e aflições.
Se nós, homens, chorássemos o tempo todo como fazem as mulheres, não haveria problema. Porém, por uma questão natural (fomos feitos para a caça e para a guerra), não somos assim.


E por não sermos assim, ao chorarmos, nós abaixamos nossa guarda emocional, expomos os maiores segredos da nossa alma, dizemos a amarga verdade indiretamente, mesmo sem querer. Quando a mulher vê o homem chorando, ela sabe que ele o ama e fará mundos e fundos por ela. E aí a coisa fica complicada.
Chore na frente do seu pior inimigo. Mas, JAMAIS chore na frente da sua mulher amada.

Por mais que elas neguem, mesmo inconscientemente, elas também sabem que homem não chora.
Agora vejo que meu pai, foi realmente um grande homem, pois mesmo com tão pouco tempo para me dar os conselhos certos que um pai deve dar ao seu filho, ele não se esqueceu de um dos mais importantes:
“Levanta daí! Enxuga essas lagrimas! HOMEM NÃO CHORA!”

Ao que vinha frequentemente acompanhado de: “Seja homem!”

E ao lembrar-me disto (e do fato de que nunca o vi chorando), das suas palavras, é inevitável não vir àquela sensação de olhos lacrimejantes e aperto na garganta. Mas agora eu sei pai, não irei mais chorar!